sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Exposição relembra a trajetória da Sonata, empresa que fez história em Campinas


Mostra realizada por alunos do curso de História da Unicamp está instalada no MIS e fica aberta ao público até o dia 28/02

Soberana em venda de eletrolas, os famosos toca discos, por várias décadas, a fábrica Sonata, criada em Campinas nos anos 1950, é tema de exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra "Sonata: a trajetória da empresa que marcou a história de Campinas" é resultado da pesquisa feita pelos alunos do quarto ano de História da Unicamp, Flávia Pinheiro Machado Soares, Guilherme Silva e Sofia Proteti Bronzi. A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro e a entrada é gratuita.

A exposição reúne objetos, documentos, arquivos de jornais, além de vasto material iconográfico. A ideia é mostrar a importância da empresa para a história do desenvolvimento cultural da cidade, e ressaltar sua importância como produto inovador e exemplo de qualidade.

A Sonata foi criada em 1957 por Savério Ruggero, dono de uma loja de equipamentos eletrônicos na rua Treze de Maio, em Campinas. Dirceu Cardoso, técnico em eletrônica e empregado de Savério, criou a primeira Sonata, que rapidamente foi vendida. A procura pelo aparelho aumentou e a empresa se materializou a partir da sociedade entre Savério e Antônio, com o auxílio técnico de Dirceu.

O nome Sonata, que ainda hoje é sinônimo de eletrola, ou popularmente conhecida como vitrola, surgiu por acaso. Quando precisavam de um nome para a empresa e, portanto, para o equipamento, Antônio e Savério se depararam com essa patente à venda. O nome pegou e boa parte do sucesso da empresa é atrelado à força da marca.

Em seu auge, a empresa produzia milhares de toca discos, que circulavam por todo o Brasil. Com mais de 60 modelos, desenhados e desenvolvidos pela própria empresa, a Sonata foi pioneira em tecnologia: não só montava, mas também produzia micromotores para suas eletrolas, que eram o exemplo máximo de qualidade e inovação no país. Um exemplo disso é que a empresa produziu equipamentos que tocavam somente o disco de vinil mais barato e mais comum, o de 33 R.P.M.

A Sonata encerrou as atividades em 1992, depois de décadas de sucesso.

Serviço:

Exposição "Sonata: a trajetória da empresa que marcou a história de Campinas"
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) - Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
Data: até 28 de fevereiro
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 16h
Entrada: gratuita
Fonte: assessoria de imprensa 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Mostra de Artes Cênicas da Unicamp reúne espetáculos gratuitos em Campinas


Até 15/12, projeto semestral traz programação com peças teatrais desenvolvidas pelos alunos da universidade

Os alunos do curso de Artes Cênicas da Unicamppromovem a Mostra de Artes Cênicas, aberta no último dia 22 de novembro e que segue até 15 de dezembro. O evento conta apresentações gratuitas de cenas curtas do primeiro e segundo ano e PICCs - Projeto Integrado de Criação Cênica, apresentados pelos alunos do terceiro e quarto ano da graduação. Estes sãoespetáculos em processo, criados pelos alunos com direção de um determinado docente do departamento, e realizados com fins pedagógicos, dentro da proposta curricular.

Na programação estão as peças “Electra.doc”, com direção de Marcelo Lazzaratto, “Ifigênia em Áulis”, com direção de Roberto Mallet, “A Serpente”, dirigida por Marcelo Masselani, "Conversa Pra Boi Dormir Ou Quem Pariu Mateus Que Embale", com direção de Wanderley Martins, "O Bebê de Tarlatana Rosa", do grupo Rainha Kong, com orientação de Gracia Navarro, e "Barba Azul", dirigido por Julia Prudencio.
O evento ocorre semestralmente e tem como objetivo expor os projetos produzidos dentro do departamento de Artes Cênicas da Unicamp.
Programação:
13, 14 e 15/12, às 20h00 - "Barba Azul"
Local: CIS Guanabara. R. Mario Siqueira, 829, Botafogo – Campinas
Partindo do universo fantástico registrado pelos Irmãos Grimm e da necessidade de ressignificar o mágico, abordando a violência originalmente contida neles, o grupo chega ao conto "Barba Azul". Em processo colaborativo, o grupo se apropria de imagens e movimentos para compor um exercício cênico em espaço aberto.

Serviço:

Mostra de Artes Cênicas Unicamp
Data: de 22 de novembro a 15 de dezembro
Entrada: gratuita
Foto: Normélia Rodrigues (divulgação)

Exposição de bonecas no Senac Campinas reúne figurinos de três séculos - SÓ ATÉ AMANHÃ!!

Desenvolvidos por alunos do curso Estilismo de Moda, a mostra fica aberta ao público até o dia 13/12, com entrada gratuita

Senac Campinas realiza a “Exposição de Bonecas - História da Moda - Do Séc. XIV ao Séc. XXI”, com figurinos desenvolvidos pela turma do curso Estilismo de Moda. A mostra tem entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 14h, até o dia 13 de dezembro.

O projeto tem como objetivo estimular os alunos a explorarem o processo criativo, a construção do repertório cultural e o desenvolvimento das manualidades na busca por soluções que viabilizem a execução das ideias, que poderão ser aplicadas no desenvolvimento de produtos de vestuário.

Serviço:

“Exposição de Bonecas - História da Moda - Do Séc. XIV ao Séc. XXI”
Local: Senac. Rua Sacramento, 490, Centro – Campinas. (19) 2117-0600
Data: até 13 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h e aos sábados, das 8h às 14h
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa 

Barracão Teatro promove espetáculos gratuitos em Campinas


Apresentações de teatro e dança ocorrem entre os dias 08 e 18/12, na sede do grupo, em Barão Geraldo

A programação do grupo Barracão Teatro, emCampinas, no mês dedezembro reúne peçasapresentadas pelos alunos dos cursos livres de dança e teatro. As atividades ocorrem entre os dias 8 e 18 de dezembro, com entrada gratuita e valor "no chapéu" (contribuição espontânea), na sede do grupo, em Barão Geraldo.

As alunas do curso livre de dança abrem a mostra na quinta-feira (8), com o espetáculo “Brechó” (foto), sob direção de Ana Clara Amaral, Hellen Audrey e Luana Veiga. A criação coletiva foi desenvolvida a partir da elaboração poética do estudo sobre a exploração do movimento individual e coletivo. O tema do brechó serve como metáfora de um lugar de troca entre o particular e o coletivo, entre o íntimo e o público.
Já nos dias 11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro é vez dos alunos do curso livre de teatro apresentarem “O Conto da Ilha Desconhecida”, baseado no conto homônimo de José Saramago, com direção de Eduardo Brasil.
Nesta montagem, tal como no conto de Saramago, sonho e realidade se abraçam criando assim uma história em que a vontade do homem é testada numa série de embates com o senso comum, com as ideias cristalizadas pelo tempo ou pelo medo do que é desconhecido.

Serviço:

Teatro e dança
Local: Barracão Teatro. Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo – Campinas
Entrada: gratuita - Ingressos no chapéu (o espectador define o valor que pagará após a programação cultural). É necessário retirar senha com uma hora de antecedência.
Dança: “Brechó”
Data: 8 de dezembro
Horário: 20h
Teatro: “O Conto da Ilha Desconhecida”
Data: 11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Horário: 20h

Obra de Guimarães Rosa é tema de exposição na Estação Cultura

Mostra "João Rosa", do artista plástico e cartunista Fabiano Carriero, fica aberta para visitação gratuita até 16/12
As veredas do escritor Guimarães Rosa são traduzidas em xilogravura, matrizes pintadas e instalação com lona e folhas na exposição “João Rosa”, do artista plástico e cartunista Fabiano Carriero. A mostra pode ser conferida na Estação Cultura, em Campinas, até o dia 16 de dezembro. A realização é da Rede Usina Geradora em parceria com o Ateliê da Estação e o Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura. A visitação gratuita é de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingo, das 9h às 20h.

Como curador, Fabiano Carriero produziu exposições na Biblioteca Municipal de Campinas, ministrou palestras sobre fanzines, organizou e também expôs na 1º Semana do Quadrinho Nacional, e contribui em diversos sites de humor, nacionais e internacionais. Os trabalhos do artista têm sido selecionados em diversos salões de humor dentro e fora do Brasil.

Premiado, conquistou menção honrosa no Salão de Humor de Limeira, o segundo lugar no Salão de Humor de Cerquilho e menção honrosa no site FanArtMania, com uma tira do Tatu-man. Foi também o primeiro colocado no Salão de Humor do Computador e no Salão de Humor de Volta Redonda.

Serviço:

Exposição "João Rosa", de Fabiano Carriero
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas. (19) 3705-8000
Data: até 16 de dezembro
Horário: segunda a sábado, das 8h às 22h e domingo, das 9h às 20h
Entrada: gratuita
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas

CONCERTO ESPECIAL DE NATAL DA SINFÔNICA DE CAMPINAS NESTE DIA 18 ÀS 19 HORAS


A Concha Acústica do Taquaral, em Campinas, será palco, mais uma vez, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que apresenta o concerto especial de Natal no dia 18 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita. A regência será do maestro titular Victor Hugo Toro.
A apresentação contará com dois importantes solistas da cena lírica, a soprano Madelene Vasquez e o barítono Saulo Javan, além do Coral Collegium Vocale e do Meninos Cantores de Campinas, regidos por Akira Kawamoto e Rafael Gouveia, respectivamente.

O público poderá apreciar um repertório cuidadosamente selecionado para o concerto, formado por clássicos populares de autoria dos compositores L. Bernstein, J. Strauss, G. Gershwin, entre outros, e pelos famosos temas natalinos que povoam o imaginário de crianças e adultos.
Reconhecido pela crítica especializada como um dos principais artistas de ópera do Brasil, o cantor Saulo Javan é presença constante em casas de concerto e ópera do Brasil. Gravou a "Sinfonia nº 10, Ameríndia", de Heitor Villa-Lobos com a Osesp; interpretou papéis principais em "Magdalena", de Villa-Lobos; "O Rouxinol", de Stravinsky; "Aida", de Verdi, entre outros. Também integrou o elenco da Cia. Brasileira de Ópera. Nas temporadas 2013 e 2014 do Theatro Municipal de São Paulo, apresentou-se nas óperas The Rake’s Progress, Don Giovanni, La Bohème, Falstaff e Salomé. Faz parte do Trio Cantares com Rosana Lamosa e Sonia Rubinsky.

A soprano Madelene Vásquez Villarroel graduou-se em canto pela Universidad de Chile e Universidad Católica de Chile. Recebeu por três anos consecutivos o prêmio “Beca de honor”, concedido pela Corporación de Amigos del Teatro Municipal. Foi selecionada para participar do Concurso Internacional de Canto “Competizione dell’ Opera” (Alemanha), finalista no Festival de Ópera “Laguna Mágica” (Lagoa Mágica), no Chile, e recebeu o segundo lugar no concurso “Mujeres en la música”, organizado pelo National Museum of Women in the Arts e pela Universidad Mayor.

As apresentações operísticas incluem “Rainha da Noite” em Flauta Mágica, “Jornalista” em Vento Branco, “Barbarina” em Le Nozze de Fígaro, “O duende da Areia” em Hansel e Gretel. Atualmente é diretora artística da Companhia Lírica SantiagoArte e pertence ao Coral Profissional do Teatro Municipal de Santiago.

Serviço:

Concerto Especial de Natal da Orquestra Sinfônica de Campinas
Local: Concha Acústica do Taquaral (auditório Beethoven). Av. Dr. Heitor Penteado, s/n, Lagoa do Taquaral – Campinas
Data: 18 de dezembro
Horário: 19h
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas